Cotidiano

Estado emprega mais de 100 homens e aeronaves para ajudar vítimas das chuvas no Litoral do Paraná

Uma força-tarefa montada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Paraná e a Defesa Civil atende a população afetada pelas fortes chuvas que ocorreram no Litoral na noite dessa sexta-feira (7) e na madrugada de sábado (8).

 

São mais de 50 bombeiros militares em sete equipes, além de servidores municipais e 13 profissionais do Samu. Mais 50 policiais militares também estão atuando na região. Os trabalhos contam com apoio de aeronaves do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas – BPMOA, outras forças de segurança e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

 

De acordo com balanço preliminar da Defesa Civil, quase 4 mil pessoas foram afetadas direta e indiretamente no Litoral, não significando que todas tiveram casas alagadas. O número inclui também quem não pode se deslocar em função da subida das águas. Foram afetadas principalmente as cidades de Guaratuba, Morretes, Paranaguá e Antonina. Um homem morreu em Guaratuba e o corpo foi encontrado em uma localidade chamada Ribeirão Grande por bombeiros que sobrevoaram a área. Uma pessoa segue desaparecida. As buscas estão em andamento.

 

“Eu falei com os prefeitos da região e estou acompanhando a varredura feita pelas equipes e o secretário da Segurança Pública, que está lá a meu pedido. Para intensificar os trabalhos foram deslocados dois helicópteros da Polícia Militar e um da Polícia Civil”, disse o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

 

O secretário de Estado da Segurança Pública, Hudson Teixeira, disse que as equipes atuam de forma integrada desde a madrugada, inclusive com sobrevoos na região. “A região mais afetada é o bairro de Cubatão, em Guaratuba, onde há algumas pessoas ilhadas. Estamos estudando a necessidade de montar um posto de comando próximo, já que o local é de difícil acesso, apenas com o uso de barcos”, disse.

 

Ele explicou que novos sobrevoos serão feitos nas próximas horas, destacando que a situação está sob controle e com barcos à disposição. “Agora estamos organizando um plano de ação mais detalhado para essa crise para garantir um suporte rápido”, afirmou.

 

“O governador Ratinho Júnior determinou apoio à população com água e cestas básicas para que não falte nada para as pessoas afetadas”, disse o secretário. Uma nova reunião deve ser realizada para definir ações com base na previsão do tempo.

 

Texto e foto: reprodução/AENPR, com edição NH Notícias

Comentários