Cotidiano
Estado emite Licença Ambiental Prévia para revitalização da Orla Histórica de Guaratuba

O Governo do Estado, por meio do Instituto Água e Terra (IAT), emitiu a Licença Ambiental Prévia (LP) para a revitalização da Orla Histórica de Guaratuba, um dos principais pontos turísticos do Litoral do Paraná.
O projeto, realizado em parceria com o município, abrange o entorno da Praça dos Namorados, o casario e a margem da baía, e envolve a construção de um grande deck de madeira, reforma de trapiches, novo calçamento, paisagismo, iluminação, espaços de lazer e convivência e estacionamento, o que promete melhorar a experiência de moradores e turistas.
A Paraná Projetos, órgão vinculado à Secretaria de Estado do Planejamento (SEPL), trabalha na conclusão do anteprojeto que servirá como base para a elaboração da licitação, a ser conduzida pelo IAT, órgão vinculado à Secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). A contratação será feita no modelo integrado, em que a empresa vencedora do processo licitatório deve elaborar os projetos básico e executivo, além de executar as obras. A LP permite, entre outras atividades mais simples, o início do processo licitatório.
Devido ao modelo de contratação, em que o orçamento estipulado é sigiloso, os valores exatos a serem investidos em cada item do projeto só serão conhecidos após a abertura das propostas das empresas interessadas. “É mais uma grande iniciativa para o Litoral do Paraná, que está passando por uma transformação, com grandes investimentos em todos os municípios. São mais de R$ 1 bilhão em grandes obras para potencializar o desenvolvimento do turismo e das nossas cidades”, disse o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
“Será uma alegria ver a Orla Histórica de Guaratuba transformada num espaço ainda mais bonito e acolhedor. Um lugar de memória e paisagem, que vai ganhar deck de madeira, trapiches renovados, jardins, bancos para o pôr do sol e estrutura para o turismo náutico. Um urbanismo que valoriza o Litoral, respeita a história e cuida das pessoas”, complementou o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca.
A expectativa é de que a obra seja licitada no segundo semestre deste ano. A execução deverá ser dividida em duas etapas para não impactar os comerciantes da região durante a alta temporada de verão, sendo concluída ao longo de 2026.
Texto e foto: reprodução/AENPR, com edição NH Notícias
Comentários