Região

Dois homens são indiciados por maus-tratos contra 12 gatos no Paraná

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) indiciou dois homens (46 e 88 anos) pela prática do crime de maus-tratos aos animais. O inquérito policial foi concluído nessa quinta-feira (5), em Teixeira Soares, na região dos Campos Gerais.

 

As investigações foram iniciadas a partir de uma denúncia que relatava o abandono de aproximadamente 12 gatos em uma propriedade localizada no município.

 

Segundo apurado, os animais foram deixados no local após a mudança de um dos indiciados, de 88 anos, no dia 4 de maio de 2025, sem qualquer tipo de cuidado ou assistência. O homem mais novo, que é proprietário do local, estava ciente da situação dos animais.

 

Durante diligências realizadas nos dias seguintes, a equipe policial, em conjunto com a Secretaria Municipal de Agricultura, constatou que os felinos estavam sem água, alimentação e em condições de abandono, com sinais evidentes de maus-tratos.

 

Segundo o delegado Wesley Vinícius, testemunhas relataram que gatos e cachorros que morriam na residência eram descartados próximos à linha do trem próxima, de forma irregular. Alguns desses animais foram enterrados pelas próprias testemunhas.

 

“A ação conjunta entre a Polícia Civil, Secretaria de Agricultura e Secretaria Municipal de Saúde foi fundamental para a apuração dos fatos e para a realização de castrações nos animais sobreviventes, além da organização de uma campanha de adoção dos felinos abandonados”, completou.

 

Com a conclusão das investigações e o cumprimento das formalidades legais, os dois indivíduos foram formalmente indiciados pelo crime de maus-tratos a animais e o inquérito foi remetido ao Poder Judiciário para as providências cabíveis.

 

Se condenados, podem receber uma pena de reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda.

 

Texto e foto: reprodução/AENPR, com edição NH Notícias

Comentários