Cotidiano

Calor de 30ºC e sensação de 40ºC fazem consumo de água disparar no Paraná

O calor intenso e as fortes chuvas nas últimas semanas no Paraná fizeram o comportamento e o consumo de água do paranaense mudar em várias regiões do Estado, alerta a Sanepar. Em muitas regiões as temperaturas passaram facilmente dos 30ºC e a sensação térmica bateu nos 40ºC.

 

Em algumas cidades do Estado, o consumo subiu mais de 30% em relação ao mesmo período do ano passado. Na Lapa, Região Metropolitana de Curitiba, o volume de água produzida aumentou 33%.

 

“Isso equivale a dizer que o consumo foi como se em um dia a população da cidade aumentasse repentinamente em 5,5 mil pessoas”, destaca o gerente-geral, Fábio Basso.

 

Em Curitiba, por exemplo, nos dias em que as temperaturas superaram os 30°C, o aumento de consumo registrado foi cerca de 10% maior. Isto significa que em um único dia, o volume de água entregue pela Sanepar nas casas dos curitibanos foi de 105 milhões de litros por dia a mais que o normalmente distribuído.

 

“Isto provoca um grande impacto na capacidade de produção e nos equipamentos de bombeamento de água que trabalham no limite da capacidade operacional”, completa Basso.

 

Na região Noroeste, onde cidades como Paranavaí, Umuarama e Maringá, onde as temperaturas ficaram entre 35° e 37°, o aumento do consumo de água ficou, em média, 11% maior. Na região de Londrina (Norte) o consumo cresceu na última semana acima dos 20% em relação à média do ano passado.

 

“Com a temperatura acima da média e com a sensação térmica elevada, há uma relação de consumo maior que pode variar de 2 a 5% para cada grau de temperatura, isto acima dos 30 graus”, explica o gerente-geral de Londrina, Gil Gameiro. Ele diz ainda que além deste fator, a temperatura, principalmente à noite, e perdurando por vários dias, traz consequências aos sistemas de abastecimento de água.

 

Texto e foto: reprodução/Bem Paraná, com edição NH Notícias

Comentários