Cotidiano

Bombeiro natural de Manoel Ribas vai ao Rio Grande do Sul ajudar no desastre das enchentes

Um bombeiro natural de Manoel Ribas-PR chegou ao Rio Grande do Sul nessa terça-feira (21) para ajudar no desastre das enchentes que atingiram o estado nas últimas semanas.

 

José Maurício Santos da Silva (31 anos), filho do Gilberto Carneiro e da Silvana Martins, está em Lajeado/RS. Maurício foi bombeiro comunitário em Manoel Ribas por quatro anos e desde 2019 está servindo no Corpo de Bombeiros de São Paulo.

 

Ele faz parte da Força Tarefa 3 do Grupo de Ações em Emergências e Desastres (GAED). Essa é uma unidade especializada que atende São Paulo, o Brasil e até mesmo ocorrências internacionais.

 

“Vamos atuar especificamente com cães de salvamento, buscando vítimas que foram levadas pelas águas junto com as estruturas. Vamos buscar possíveis que podem estar embaixo dos escombros da cidade”, destacou o manoelribense em entrevista exclusiva ao NH Notícias.

 

CENÁRIO QUE CHAMA ATENÇÃO

 

Maurício reitera também o que já marcou ele nas primeiras horas no estado. O bombeiro enfatiza a união do Brasil nesse momento tão difícil para o RS. Diversos Corpos de Bombeiros de vários estados do país estão unidos na mesma ocorrência. Lá estão equipes do Amazonas, Pernambuco, Amapá, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Bahia, entre outros estados.

 

“A proporção que o rio tomou conta da cidade, mesmo após 20 dias do desastre, mostra o tamanho do estrago. O nível que a água subiu e arrastou casas e alagou pontos, que impossibilitaram a fuga das vítimas, também chamaram a atenção”, conta Maurício. “O número de desabrigados é grande. Veículos que as pessoas conseguiram retirar das casas ocupam longos trechos do acostamento das rodovias. Porto Alegre está com difícil acesso das equipes para que os veículos de salvamento levem equipamentos e a tropas, mesmo após uma logística de construir adaptações terrestres, como pontes e estradas”.

 

O Portal NH Notícias, assim como todos os manoelribenses, desejam ao Maurício um bom trabalho e que Deus abençoe esses esforços dos “anjos sem capas” em ajudar e salvar as vítimas dessa triste tragédia que assolou o RS.

 

Texto: jornalista Lucas Herdt/NH Notícias
Foto: reprodução

Comentários