Cotidiano
Bebê morre no Paraná por meningite

Zoe de Souza Fonseca, de 1 ano e 4 meses, morreu por meningite nesse domingo (5) em Paranaguá, no litoral do Paraná.
Horas antes, no início da noite de sábado, a menina apresentou febre alta e foi levada pela família à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Praia Grande, em Matinhos, passou por atendimento, foi medicada e liberada.
Conforme a mãe, Maria Vitoria de Souza, durante a madrugada de domingo a situação da criança piorou, e ela retornou à UPA. Após reavaliação do quadro de saúde da criança, a instituição a encaminhou para o Hospital Regional de Paranaguá, onde a menina faleceu.
“Ela voltou aqui, retornou com a gente, ela já foi direcionada para a sala de emergência, porque foi visto que a criança estava com um quadro clínico complicado, o médico de plantão na emergência já fez o acolhimento, já começou com medidas de hidratação, antibiótico, e começou a ajustar a medicação para resolver o quadro da paciente”, detalhou.
A vacina é a maneira mais eficaz para proteção contra a meningite.
De acordo com o secretário estadual da saúde, Beto Preto, Zoe de Souza Fonseca estava vacinada.
Apesar disso, a velocidade em que a doença avançou impediu que a criança fosse salva, conforme o secretário.
“Trata-se de uma fatalidade que tem que ser lamentada. Essa criança tinha tomado todas as vacinas, porém, o sorotipo B da meningite meningocócica acabou atingindo o organismo dela. Ela teve uma meningite meningocócica de evolução fugaz, e infelizmente perdeu a vida para essa infecção. Ela foi atendida. Talvez em um primeiro momento foi encaminhada para casa, foi atendida novamente, foi encaminhada para o nosso Hospital Regional, recebeu todo o atendimento necessário. Mas quando se trata de meningite meningocócica a evolução é rápida e não deu tempo de salvá-la”, afirmou o secretário.
Texto e foto: reprodução/g1, com edição NH Notícias








Comentários