Cotidiano

Bandeira vermelha deve aumentar conta de luz nos próximos meses

A aproximação do período mais seco do ano deve encarecer a conta de energia elétrica em todo o Brasil. Em maio, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já decretou bandeira amarela e as projeções do setor para o próximo mês apontam para a bandeira vermelha patamar 1.

 

A situação é mais crítica na região Sul, onde os reservatórios operam próximos aos níveis mínimos. Esse estresse hídrico ocorre em meio a um ciclo de reajustes expressivos: cerca de 35 milhões de unidades consumidoras — quase 40% do país — devem sentir aumentos nas tarifas até junho, com alguns índices chegando a 20%, superando a inflação.

 

Para além do clima, o custo da energia no Brasil sofre também com uma pressão estrutural composta por encargos e subsídios. Dados da Abraceel revelam que, entre 2010 e 2024, as tarifas do mercado regulado subiram 177%, um avanço 45% acima do IPCA.

 

Nessa terça-feira (19), a Aneel anunciou a devolução de até R$ 5,5 bilhões aos consumidores. O objetivo é reduzir o custo da energia em áreas onde a distribuição é historicamente mais cara, como o Norte, Nordeste, Mato Grosso e partes de Minas Gerais e Espírito Santo.

 

Texto e foto: reprodução/Band, com edição NH Notícias

Comentários