Cotidiano
Anvisa alerta para risco raro de perda de visão associado ao Ozempic

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta na última quinta-feira (12) sobre um evento adverso muito raro que pode causar perda de visão repentina relacionada ao uso de medicamentos com semaglutida — é o caso do Ozempic, Rybelsus e Wegovy, todos da farmacêutica Novo Nordisk.
Além do alerta, a Anvisa solicitou a inclusão da reação adversa chamada neuropatia óptica isquêmica anterior não arterítica (Noiana) nas bulas desses medicamentos. A decisão foi tomada após análises do Comitê de Avaliação de Risco em Farmacovigilância (PRAC) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), que identificou a Noiana como um possível evento adverso da semaglutida.
A Noiana é uma lesão do nervo óptico que ocorre devido a uma obstrução do suprimento de sangue, causando a disfunção das células do nervo óptico e perda de visão. No caso da neuropatia óptica isquêmica não arterítica, é comum ocorrer em pessoas com 50 anos ou mais e está relacionada ao congestionamento do nervo óptico, à hipertensão arterial, ao tabagismo, ao diabetes e à aterosclerose.
Segundo o Manual MSD, a perda de visão decorrente da Noiana é rápida, mas indolor, e, geralmente, fica restrita a um olho.
“Trata-se de uma condição que pode ser irreversível e que exige atenção imediata. Os profissionais devem alertar seus pacientes sobre este risco, mesmo que raro, e orientá-los sobre os sinais de alerta. Os pacientes que tiverem sintomas como perda repentina de visão, visão turva ou piora rápida da visão durante o tratamento com semaglutida devem procurar atendimento médico imediatamente. Caso a Noiana seja confirmada, o tratamento com semaglutida deve ser interrompido”, alerta o comunicado da Anvisa.
Texto e foto: reprodução/CNN Brasil, com edição NH Notícias
Comentários