Cotidiano

Número de presos inscritos no Enem no Paraná cresce mais de 50%

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) registrou um aumento expressivo no número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2025. Neste ano, 7.663 custodiados participarão das provas, um crescimento de 51,45% em relação a 2024, quando 5.060 internos se inscreveram.

 

As inscrições foram encerradas na última sexta-feira (24), e o exame será aplicado nos dias 16 e 17 de dezembro dentro das unidades penais e socioeducativas indicadas pela PPPR. Assim como o Enem regular, o Enem PPL é composto por quatro provas objetivas e uma redação, distribuídas em dois dias de aplicação, mantendo o mesmo nível de dificuldade. A diferença está no local e na forma de aplicação, que ocorre em ambientes prisionais e socioeducativos.

 

“A crescente participação de apenados no Enem PPL é um passo fundamental para a inclusão educacional e a reintegração social. A oportunidade de acesso à educação é vital para quebrar ciclos de criminalidade e proporcionar novos horizontes para esses indivíduos”, destaca o coordenador regional da PPPR em Curitiba, Márcio Zapchon.

 

“É encorajador ver regiões como Curitiba liderando esse movimento, demonstrando que a educação pode ser uma chave para a mudança. Investir na educação é investir em um futuro mais digno e promissor”, acrescenta.

 

Entre as regionais administrativas da PPPR, Curitiba se destaca com o maior número de apenados inscritos, com 2.053. Na sequência aparecem Londrina, Umuarama, Cascavel, Maringá, Ponta Grossa, Guarapuava, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão.

 

Texto e foto: reprodução/AENPR, com edição NH Notícias

Comentários